Muitas pessoas me perguntam sobre como descartar papel higiênico usado.Existe ainda uma prática de armazenar esse resíduo em cestinhos de lixo no banheiro, o que é lamentável. Uma série de insetos, principalmente formigas, costumam "passear" por esses cestos e "capturam" todo tipo de bactéria em suas pernas e exoesqueleto. Para um maior esclarecimento às pessoas enviei um email à SABESP e transcrevo aqui o seu conteúdo para esse esclarecimento.
Lembrando que me refiro somente a papel higiênico descartado e não a absorventes ou a qualquer outro tipo de resíduo que podem realmente causar entupimentos na rede ou na propria estação de tratamento de esgotos.
-----Mensagem original-----De: ouvidoria@sabesp.com.br [mailto:ouvidoria@sabesp.com.br] Enviada em: quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008 19:49Para: Lucia SchullerAssunto: Re: Agência Virtual - Ouvidoria
Prezada Sra. Lucia Schller,
Encaminhamos a sua manifestação para atendimento do Departamento de Controle da Qualidade dos Produtos Água e esgotos – área da Sabesp responsável pela informação – que nos enviou os seguintes esclarecimentos:
- O papel higiênico não causa nenhum problema ao sistema de esgotos e é inclusive sanitariamente recomendável que o mesmo tenha esse destino, pois é a forma mais rápida de eliminar esse resíduo. Esclarecemos que o papel higiênico se dissolve na água, não causando entupimento na rede e, uma vez na estação de tratamento de esgotos, será tratado como matéria orgânica . O cliente deve somente verificar se a descarga do vaso sanitário é capaz de arrastar o papel higiêncio, de forma a não haver entupimento do mesmo. - Outra consideração a se fazer é que é preservativos não devem ser lançados no sistema de esgotos, pois causam entupimento de grades das estações de tratamento. Além disso, o plástico não é passível de ser degradado biologicamente nas estações, o mesmo valendo para os absorventes.
Atenciosamente Ouvidoria Sabesp 0800-0550565
Nenhum comentário:
Postar um comentário