segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A quem possa interessar

Tenho usado o meu blog como transmissor de notícias que considero importantes do ponto de vista de saúde pública.

Algumas pessoas têm usado esse espaço para perguntar a respeito de carreira, como trabalhar na área, que livros ler, o que focar.



Não tenho receita pronta para ninguém, porém posso afirmar que nada se consegue sem esforço e dedicação. Quando eu comecei nessa área eu era somente o braço administrativo do meu marido e sócio. Com o tempo fui me interessando pela atividade em si e comecei a estudar o assunto, isso nos anos 70 e 80. Meu conhecimento da lingua inglesa me ajudou muito pois a maioria dos textos a que tive acesso eram todos em ingles. Assim comecei meu aprendizado adquirindo publicações em ingles, assinando revistas especializadas em ingles também. Logo percebi que aí estava o meu caminho. Na faculdade não estudei biologia, pois fiz letras, mas tive que me ambientar aos termos científicos e a estudar a vida dos organismos que precisavamos repelir do ambiente urbano.

Esse estudo abriu muitas portas para a nossa empresa e permitiu que subissemos muitos degraus.

Não creio que a situação de hoje seja diferente. Apesar da internet estar aí a disposição de todos, muitas informações são precárias e mal colocadas. Temos que ir na fonte e a melhor dela são os trabalhos publicados a respeito dos vários assuntos sobre pragas urbanas. O google academico está aberto para todos e é uma excelente fonte de informação. Para aqueles que precisam conhecer a biologia teórica recomendo o livro do Mallis que está constantemente atualizado. Eu estudei muito nesse livro e boa parte do que aprendi está concentrado nele.

Além disso, fazer cursos de pós graduação ajuda muito no desenvolvimento do profissional ao ter contato com pesquisadores que vão aos poucos nos transmitindo uma cultura de ver para crer, de pesquisar, de buscar soluções baseadas na ciência e não no achometro.

Não acredito em sucesso nessa área sem conhecimento e quanto mais profundo melhor.
Meu recado ara aqueles que estão começando o façam com o pé direito, com muito estudo e determinação.