terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como se prevenir em casa contra a dengue antes de viajar

Como se prevenir em casa contra dengue antes de viajar 


Cuidados para evitar focos do mosquito devem ser tomados no imóvel que ficará fechado 


Rio - Férias é período de viajar e descansar. Mas quando o assunto é o mosquito da dengue, o momento é de ação. Nos meses de verão, os casos costumam aumentar e, por isso, todo cuidado é pouco para evitar os focos do inseto. É importante verificar a casa antes de viajar. Estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão localizados nas casas das pessoas. “Se a viagem for de até uma semana, basta fazer as ações de prevenção antes porque o mosquito Aedes precisa de uma semana para completar o ciclo”, disse o superintendente em Vigilância em Saúde da Prefeitura do Rio, Marcio Garcia. Em viagens maiores, o cuidado deve ser redobrado. 


Segundo o epidemiologista da UFRJ Edimilson Migowski, o importante é vedar bem todos os recipientes que possam acumular água. Ele diz que nada que possa acumular água pode ficar aberto, principalmente porque o verão é caracterizado por grandes temporais. “Então, é bom deixar as garrafas de cabeça para baixo e os pneus cobertos. Até garrafas de cerveja e copos da água são objetos em potencial para o surgimento de criadouros do mosquito”, explicou. 


 A atenção deve ser redobrada com caixas d’água. “Ela deve estar completamente vedada. Se houver espaço, um pássaro não consegue passar, mas o mosquito pode deixar larvas”, alertou. 


Este ano, já foram mais de 160 mil casos de dengue no estado, com quase 140 mortes. Cerca de 75 mil deles ocorreram apenas na capital. 


Tome nota:  


CAIXAS D’ÁGUA  -  Devem ser vedadas e as calhas limpas. 


RECIPIENTES Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo. O mosquito pode deixar larvas até em copos plásticos deixados destampados. 


DENTRO DE CASA -  As bandejas de ar-condicionado e de geladeira devem ser deixadas sem água e limpas antes da viagem. Não esqueça de deixar o vaso sanitário sempre fechado. 


PISCINAS COBERTAS -  Quem tem piscina, deve cobri-la com lonas bem esticadas. Com a viagem, não haverá tratamento da água e, por isso, é importante evitar que o mosquito tenha contato com a piscina. 


PLANTAS COM AREIA-  Vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e deixados sem excesso de água. Pneus também devem ser cobertos. 


EM CONDOMÍNIOS -  Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador podem ser potenciais criadouros do mosquito. Deixe-os sempre tampados e, se possível com telas. SEM LIMITES O epidemiologista Migowski alerta: “O mosquito da dengue não enxerga limites territoriais. Um foco em uma casa pode levar à contaminação do vizinho".