Em Beijing (China) o outono marca a estação de lutas de grilos, um esporte tradicional chinês com mais de mil anos de historia.
A semelhança das lutas de galo porém sem sangue, os competidores colocam dois grilos em um ringue do tamanho de uma caixa de sapato para determinar ao final o mais agressivo da dupla.A reputação dos proprietários está em jogo e há muitas apostas.
Esse ano , mais de 20 times de toda a China competiram no campeonato Nacional que dura dois dias inteiros enquanto os fans dessa modalidade de esporte se aglomeram em uma sala com fumaça de cigarro e assistem as lutas que são projetadas em uma tela.
" Eu crio griolos como um hobby por que admiro o seu espirito positivo" diz Man Zhiguo, uma caminhoneiro que atua nesse esporte há 40 anos. " Eles (os grilos) nunca admitem a derrota, eles têm um espírito de luta, por isso gostamos deles". Man tem uma coleção de 70 grilos originários de todo o país e alguns valem mais do US$ 1,600.00. Os grilos são mantidos em pequenas vasilhas de barro e ele os alimenta com uma mistura de pasta de feijões e água que faz parte de uma dieta com alto teor de proteína e Man os treina regularmente.
Os grilos vivem cerca de 100 dias e atingem sua melhor forma no outono. Todos os anos 25 cidades na China organizam festivais regionais de lutas e os vencedores seguem para as competições em Beijing.
No Campeonato Nacional cada time pode levar 35 grilos e cada inseto é pesado e rotulado no dia anterior à luta.
Traduzido por Lucia Schuller
Fonte Reuters