CONTROLE INTEGRADO DE
PRAGAS
Quem
está no mercado há mais de vinte anos pelo menos deve facilmente comparar os
serviços executados na época com os que são feitos hoje. Na ocasião o mercado
estava menos exigente, não se falava quase em relatórios, a idéia de Controle
Integrado de Pragas podia estar presente em muitos profissionais, porém
elaborar constantes relatórios, monitorar serviços da forma como são feitos
hoje em dia, nem pensar. O trabalho podia ser executado com honestidade, mas a
simplicidade era muito maior.
Aos
poucos foi aumentando a participação de empresas em Congressos Internacionais.
A partir de 1994 as delegações que se dirigiam ao tradicional evento da
National Pest Control Association nos Estados Unidos aumentavam a cada ano. Os
profissionais queriam aprimorar-se, obter novos conhecimentos, ganhar novas
experiências, melhorar a sua atuação no mercado. Os serviços evoluíram.
Controlar pragas virou uma tarefa bem mais complexa, de análise de dados, de
monitoramento de situações em campo. Hoje controlar pragas aproxima-se muito
mais do científico do que há alguns anos atrás.
Concordamos
então que as empresas de hoje não podem comparar-se às de então. Mas se assim o
é, por que ainda praticamos a mesma política de preços destrutiva? Por que
nossos preços não acompanharam a evolução técnica do mercado e não passaram a
representar uma categoria profissional mais valorizada, consciente de que
tecnicamente ela investiu e, portanto, merece ter um retorno justo de seu
investimento?
É
comum participarmos de concorrências via Internet para prestação de serviços em
várias unidades fabris e governamentais e assusta o recuo que os concorrentes mostram a cada
lançamento, com reduções maiores do que 50% do preço. Para o mercado, uma
atitude dessas é um sinal claro de alguns indícios: a empresa é desorganizada
ou costuma manter uma grande “gordura” nos seus preços; ou ainda que a empresa
deve estar precisando faturar e o faz por qualquer preço, o que também é uma
prática suicida.
Muitas
empresas têm se utilizado do recurso de redução de preços para entrar no
mercado. Uma vez instaladas e com as necessidades de investimento aparecendo, elas
acabam lançando mão de recursos, nem sempre ortodoxos, mas que contribuem para
diminuir os seus custos. Os principais são a utilização de formulações e
moléculas de segunda linha ou de procedência duvidosa, a mistura de raticidas
com inertes para fazer render o material de isca, ou ainda através da
utilização de produtos agrícolas, que têm um custo mais reduzido o que reduz o
impacto na planilha de custos. O registro parcial da força de trabalho também é
um recurso, apesar de ilegal, mas utilizado para reduzir custos.
Todas
essas “estratégias” têm um limite de vida. O Brasil de hoje é muito diferente
do Brasil de vinte anos atrás. O cliente está cada vez mais exigente, a
informatização permite que as informações sejam melhor aproveitadas. A
Vigilância Sanitária também está, lentamente é bem verdade, aprimorando o seu
gerenciamento e o compartilhamento de informações a respeito das empresas
prestadoras, o que vai ser uma realidade em muito pouco tempo.
Quem
imaginaria que iríamos ter uma regulamentação federal para nossas empresas como
a Resolução nº 18 de 2000, substituída pela Resolução RDC 52 e a CVS/SP nº 9 do
Estado de São Paulo. Outras Unidades da Federação estão saindo em busca de suas
próprias legislações, “apertando o cerco” sobre as empresas prestadoras de
serviços para que elas cumpram à risca todos os ditames da lei. Isso
naturalmente vai gerar custos fixos e variáveis que serão implacáveis na
política de preços praticados ainda infelizmente, por muitas empresas neste
país.
As
Associações de Classe sempre falam nesse assunto, da importância do profissional
manter os seus preços compatíveis com os reais custos sem extrapolar para cima
ou para baixo. Não é a primeira vez em que ouço clientes comentarem que ficam
abismados com a diferença de preços observados em concorrências, denotando uma
clara fragilidade no setor, e denegrindo cada vez mais a nossa imagem
profissional.
Em
uma palestra proferida por um colega este chegou a dizer que percebe hoje,
depois de alguns anos de profissão, que os preços baixos, fora da realidade, e
que ele próprio praticou para poder ingressar no mercado, vão gradativamente
eliminando um serviço que poderia ser promissor.
Não
estou defendendo aqui que todo mundo saia por aí elevando os seus preços ao seu
bel prazer, até por que o mercado e a concorrência por si regulam estas estratégias.
Estou defendendo que cada um de nós tenha uma visão exata de custos e preveja
em seus preços valores compatíveis para aprimoramento profissional, um trabalho
que necessita ser feito por todos nós, já que o mercado está em contínua
mudança e aprimoramento.
Hoje
em dia não se aceitam mais profissionais sem um mínimo de educação técnica,
para atender aos clientes. As conversas acontecem em um nível mais elevado, com
discussões mais técnicas. O cliente de hoje não é mais “ignorante” a respeito do
assunto controle de pragas. A Internet, as revistas especializadas e outros
meios de comunicação provêem informações para todo mundo, sem exceção. Não cabe
mais oferecer informações falsas, com tom de “alerta” no mau sentido com a
pretensão de ganhar o contrato através do medo ou do susto. O cliente quer
saber mais e isso nos força, obviamente, a buscar mais conhecimentos, a
adquirir publicações, a estudar, a manter em nossa equipe pessoal mais
qualificado para esse atendimento. E tudo isso tem um custo que precisa estar
embutido no preço que ofertamos aos nossos clientes.
Um
mercado que entende que nós profissionais estamos tão fragilizados como ainda
aparentamos hoje tende a explorar a nossa mão de obra, solicitando intervenções
não convencionadas ou aumentando áreas ao seu bel prazer, onerando nossos
custos e nos ameaçando com aberturas de concorrências se nos negarmos. A
contrapartida é que nos submetemos às condições impostas por que precisamos
manter a empresa aberta, mas temos a clara consciência de que isso terá um fim,
em que não poderemos mais nos manter com os ganhos atuais e vamos ser obrigados
a reduzir a qualidade de nossos serviços.
Nós
estamos cada vez nos nivelando aos Zé bombinhas que todos nós tanto execramos
quando praticamos os mesmos preços que eles. As matérias primas continuam
subindo de preço. A mão de obra também aumentou, pelo menos 10% ao ano, fora as
bonificações. As taxas governamentais são cada vez mais pesadas e a exigência
dos clientes nos impõe investimentos cada vez maiores em estrutura, programas
de qualidade e até de buscar padronizações internacionais como a implantacão da
ISO 9000 e ISO 14001.
No
entanto, ainda observamos no mercado a mesma guerra competitiva de preços, com
empresas ofertando valores que estão nitidamente fora da realidade, distorcendo
o mercado e permitindo que os clientes criem uma déia errada das empresas
prestadoras de serviços de controle de pragas.
Essa
guerra precisa ter um fim, pois a continuarmos com essa política antevemos um
futuro com redução de trabalho, com menos participação no mercado e esse não
deve ser o nosso objetivo. Será que o nosso futuro será igual ao daquele
“engenheiro que virou suco”, lembram-se dele? Nós seremos os “dedetizadores que
viramos suco”?
Lucia
Schuller
OBS.:
Esse artigo foi publicado há alguns anos, quando a Vetores e Pragas retornou ao
mercado. Com algumas modificações de texto, a idéia permanece a mesma. O
mercado continua na luta dos preços sem enfatizar na importância deste
profissional.
OBS: Artigo republicado no site www.pragaseeventos.com.br