Um comportamento estranho de formigas de preferir urina sobre açucar pode representar um papel importante na redução do efeito estufa, segundo estudo da Universidade da Australia do Sul. A pesquisa liderada pelo Professor Topa Petit indica que as formigas forrageiam a urina para obter nitrogenio, que é em parte responsavel pelo efeito estufa quando se transformam em oxido nitroso.
O oxido nitroso (NO2) é uma gas 300 vezes mais potente do que o dioxido de carbono porém menos abundante. Sua presença na atmosfera tem aumentado cnsideravelmente na ultima decada acelerada principalmente pelo uso extensivo de fertilizantes.
O estudo começou com uma comparação de comportamento das formigas quando tinham acesso a diferentes concentrações de urina humana e de cangurus, concluindo que as formigas eram mais atraidas pelas formulações que continham altas concentrações de ureia.
Já era conhecido o fato de que outras espécies de formigas eram atraidas para urina, porém esta é a primeira vez em que foram observadas forrageando urina seca em terrenos arenosos e por um longo periodo de tempo. Segundo o Professos Petit esse comportamento pode desempenhar um papel importante no ciclo do nitrogenio na natureza.
A espécie Camponotus terebrans observada procurava por ureia encontrada na urina humana e de cangurus visto que esta espécie possui uma bactéria em seu trato digestivo que a permite processar a ureia e obter nitrogenio como proteina.
Essa habilidade das formigas açucareiras de forragear em ambientes secos e arenosos em busca de nitrogenio dá uma vantagem competitiva a estas espécies que podem assim alimentar suas crias e aumentar seu territorio.
O Professor Petit acredita que muitos estudos ainda virão que poderão abrir um novo campo de pesquisa.
Fonte: traduzido e adaptado do ingles em
https://www.sciencedaily.com/releases/2020/02/200206102706.htm