Estudo rercente desenvolvido por Davari B. et al. Hamadan University of Medical Sciences do Iran demonstrou uma íntima relação da presença da baratas de tres espécies diferentes com microrganismos de importância de saúde pública.As espécies coletadas foram a Periplaneta american, Blattella germanica e Blatta orientalis.
Após a coleta os insetos foram levados ao laboratorio e lavados com uma solução salina estéril e depois partes da solução cultivadas em diversos meios de cultura. No total 97,33% das baratas coletadas estavam infectadas com bactérias.As bactéria mais prevalentes observadas foram a Escherichia coli, Staphylococcis e Bacillus.
O presente estudo também demonstrou que a prevalencia da bacteria Staphylococcus , que causa uma grande variedade de infecções também causa doenças como pneumonia, meningite dentre outros que podem levar o paciente a óbito, especialmente em pacientes recém operados.
Considerando que as baratas são insetos que se locomovem o tempo todo e possuem uma superficie corporal que facilita a aderência de bactérias do meio, é justo concluir que elas são cooperativas na questão das infecções hospitalares.
Não podemos nos esquecer que as bataas trocam de pele (exoesqueleto) diversas vezes até chegar à forma adulta e esses exoesqueletos ficam incorporados á poeira ambiental e dessa forma contaminam atraés de contato ou aspiração.
Esse interessante estudo enfatiza mais uma vez a necessidade de manter os ambientes livres de bacterias que se aglomeram nas superficies através da limpeza frequente bem como de manter esses ambientes com zero de insetos ou proximo disso, pois fica mais uma vez demonstrado que as baratas são um otimo auxiliar ana dispersão de bacterias nos ambientes fechados.
Esse estudo foi adaptado para este blog por Lucia Schuller e pode ser consultado na web onde está disponível na sua integralidade.
Bacterial Contamination of Collected Cockroaches and Determination Their Antibiotic Susceptibility in Khorramabad City, Iran publicado março 2023.