Uma equipe de estudantes da Universidade de
Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criou um ônibus que usa ácido fórmico - um
veneno usado por insetos como formigas e abelhas - como combustível. O projeto,
segundo a equipe que o desenvolveu, está em fase final de testes, e seus
criadores esperam colocá-lo nas ruas até o fim de 2017.
O ônibus tem um motor elétrico acoplado a uma
espécie de "trailer" que fica enganchado na traseira do veículo. Esse
trailer recebeu o nome de "REX", abreviação de "range
extender" (extensor de alcance), e contém o combustível do ônibus, chamado
de "Hidrozina". Trata-se de uma mistura de 99% de ácido fórmico com
1% de um agente químico não especificado, que os estudantes afirmam que melhora
a performance do combustível. Embora apareça na natureza, o ácido fórmico
(CH2O2) também pode ser produzido industrialmente de maneira simples e barata,
como ressalta o Engadget.
As vantagens desse sistema, segundo os pesquisadores,
são diversas. A hidrozina tem uma densidade energética quatro vezes maior do
que as baterias de íons de lítio. Ou seja, a quantidade de hidrozina que cabe
no mesmo espaço que uma bateria dessas ocupa permite que o ônibus rode quatro
vezes mais. E, como se trata de um líquido, a hidrozina pode utilizar
equipamentos e componentes que já são usados nos ônibus atuais.
Fora isso, o sistema é quase totalmente limpo do
ponto de vista ambiental. A queima da hidrozina produz gás carbônico, que é um
gás estufa, mas esse gás é usado também no processo de produção do ácido
fórmico, então ele acaba sendo menos nocivo. E, com relação ao hidrogênio usado
em alguns veículos, ele é mais barato de se produzir e transportar (por não ser
um gás) e mais seguro (por ser menos explosivo e não precisar ser armazenado em
alta pressão).
Transporte limpo
Segundo a equipe que desenvolveu o projeto (e que
se autonomeou "team FAST"), mais detalhes serão apresentados amanhã,
6, na própria universidade. A expectativa é que os testes finais sejam
concluídos a tempo de colocar o ônibus para rodar ainda neste ano.
Combustíveis alternativos e limpos vêm se tornando
cada vez mais populares: a China já tem um trem movido a hidrogênio, por
exemplo, e a Alemanha deve inaugurar um em breve. A Toyota também está testando
sistemas de hidrogênio capazes de mover caminhões. A Mercedes, por sua vez, tem
estudado o uso de sistemas autônomos de direção para reduzir o consumo de
combustível dos seus ônibus.
GUSTAVO SUMARES 05/07/2017 10H00 CIÊNCIA ENERGIA MEIO-AMBIENTE